terça-feira, 16 de outubro de 2012

CRÔNICAS DA TERRA


CRÔNICAS DA TERRA
No início era a terra sem forma e vazia, até haver luzes, expansão entre as águas e luminares no céu. Escreveu o filósofo grego Aristóteles em sua obra "metaphysica": "o céu deve ser necessariamente esférico, pois a esfera, sendo gerada pela rotação do círculo, é de todos os corpos, o mais perfeito". A porção seca chamou-se terra e o ajuntamento das águas chamou-se mares. A terra produziu erva verde, sementes dadas por árvores frutíferas. A separação entre dia e noite eram os sinais para o tempo. Criou-se o sol, a lua e as estrelas; e foi tarde e manhã do quarto dia. As águas abundantes produziram os primeiros répteis, e sobre a expansão dos céus voaram as primeiras aves. "frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares, e as aves se multipliquem na terra. produza a terra alma vivente conforme a sua espécie: gado, répteis e feras" (livro de Gênesis cap.1). Do pó da terra, criou Deus o homem para que dominasse sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre todo o réptil e sobre toda a terra. "pela fé entendemos que os mundos pela palavra de deus foram criados, de maneira que aquilo que se vê, não foi feito do que é aparente" (livro de Hebreus 11-3).
Acreditavam os antigos hebreus que a terra era sustentada por colunas, como se lê em Salmos (75:3) "dissolve-se a terra e todos os seus moradores, mas eu fortaleci as suas colunas"; ou em Jó (9:6) "o que remove a terra do seu lugar, e as suas colunas estremecem". O monge Cosmas Indicopleustes em sua obra "geographia christiana", acreditava que a terra tinha o formato de um disco e era cercada por quatro mares. Dizia ele que quando janelas no céu eram abertas por anjos, chovia. Baseou-se Cosmas em Gênesis (7:11): "se romperam todas as fontes do grande abismo e as janelas do céu se abriram". Para os hebreus o mundo portanto, era fixo, como se lê em Salmos (93:1): "o mundo também está firmado". Santo Agostinho em sua obra "de civitate dei"(XVI,IX), escreveu: "não refletem que mesmo que se creia pela teoria ou se demonstrem cientificamente que o planeta é um globo e tem a forma esférica, contudo, não se segue que também por aquela parte há de se estar livre a terra da massa das águas, e ainda que livre e descoberto, não se segue necessariamente que está habitado por homens". E o profeta Isaías (11:12), escreveu: "desde os quatro confins da terra".
Primitivamente os primeiros homens a habitarem a terra foram: Sete, Enos, Cainã, Jerede, Enoque, Lameque e Matusalém. Esses homens viviam em pequenos povoados, sob uma cultura rústica de armas de pedra, e habitando provavelmente em cavernas. Após Noé, é que surgem as primeiras civilizações propriamente ditas. Os primeiros homens a viverem nesse período foram: Sem, Cão, Jafé, Gomer, Magogue, Tubal, Meseque, Asquenaz, Togarma, Társis, Dodanim, Cuxe, Sabtá, Ninrode (este muito poderoso sobre a terra e grande caçador), Sebá, Ananim, Aeabim, Casluim. Esses homens habitavam em choças de colmo e palha, algumas tinham armações em madeira, trabalharam os primeiros metais como: o ferro e o bronze, e se alimentavam além da caça, de plantas silvestres, raízes e frutos. Suas vestes já eram de couro. Para lavrar a terra, usavam paus recurvos. Suas armas tinham pontas de sílex, com cabos alongados, suas pedras já eram bem polidas e recortadas.
Dos primeiros povoados criados por esses homens, nascem povoados maiores como: Jebuseus, Amorreus, Heveus, Aqueus, Aravadeus, Zemareus, Hamateus, Cananeus, semitas, e consequentemente à esses povoados, nascem as primeiras grandes civilizações: egípcios, caldeus, assírios, fenícios e posteriormente as nações da terra. os camitas descendentes de cão, um dos filhos de Noé, ocuparam a Arábia Meridional, o leste do mediterrâneo e o sul do Eufrates. Originaram os camitas, além de egípcios e babilônicos, os turânios (povo da Ásia central), os sumérios, os mitâneos, os hititas, os amorreus e os hindus primitivos. Os hititas e os amorreus foram um dos povos mais poderosos que já existiram. Segundo o profeta Ezequiel (16:3), Jerusalém foi fundada por eles. Os fenícios, grandes navegadores, eram também camitas. As primeiras monarquias do leste da Ásia, foram camitas, bem como o reino da arcádia, na terra de Sinar. Dos jafetitas (de jafé), originaram-se os arianos e os indianos, os quais procederam do cáucaso, os persas e os medos. Povoaram a Europa, com gregos, celtas, íberos, germanos e russos. Ninrode, camita, encabeçou a primeira civilização pós-diluviana, fundou a cidade-reino de babel. De uma dessas cidades, Acade, saiu o guerreiro Sargão I, de admiração universal. Depois, os acádios suplantaram os sumérios e imperaram em Ur. A família de Abraão, apesar de semita, vivia em Ur, que nesse tempo conquistara a liderança do mundo como capital da Suméria. Em 1996 a.C., em Ur, quando Abraão nascera, o imperador era Hamurábi, identificado no Gênesis (14:1) como Anrafel. Depois que Abraão partiu de Ur, a babilônia assume o poder.
Era a terra nessa época de uma mesma língua, mas a estupidez de construir uma torre que alcançasse o céu, fez com que as línguas se misturassem, e aqueles que se entendiam não mais se entenderam.
Na história da humanidade, Abraão é tido como o primeiro homem a se comunicar com Deus, isso aos 75 anos de idade. Foi preciso esperar quase uma vida toda pelo homem certo. Abraão ouviu a Deus, saiu de sua parentela, e foi em busca de sua nação prometida. "porque toda essa terra que vês, te hei de dar a ti, e a tua descendência para sempre, e farei a tua descendência como o pó da terra e as estrela do céu, de maneira que se alguém puder contá-las, também a tua descendência será contada" (Gênesis 13:15-16). Sol, deserto, areia, sede, cansaço, enfado. Não é fácil construir a história.
Numa arca de juncos, revestida com barro e betume, foi encontrado aquele que seria o libertador dos filhos de Israel: Moisés. Aos seus 40 anos, Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã. No monte Horebe, aparece-lhe o anjo do senhor, em uma chama de fogo, no meio de uma sarça ardente, e ouviu Moisés a voz de Deus. a missão de Moisés não era tão simples: libertar os filhos de Israel escravizados no Egito, há mais de 435 anos. Imaginem um homem de longas túnicas brancas, um cajado nas mãos, caminhando por um deserto de 50 graus, mas que a noite, sucumbia à um céu estrelado; tendo que libertar cerca de 600 mil pessoas, sem contar crianças, muitas ovelhas, bois, gados e carroças. Era preciso "o dedo de Deus". Aos 120 anos de idade Moisés morre vendo a terra prometida mostrada por Deus, com sua missão cumprida.
Por volta do ano de 1440 a.C., os sacrifícios eram uma constante entre os hebreus e civilizações clássicas. O holocaustos por exemplo, era um sacrifício oferecido ao senhor, onde o gado era degolado em frente ao altar, depois era partido em pedaços, como também a sua cabeça. O sacerdote o colocava sobre a lenha em um fogo no altar. As ofertas de alimentos, eram de flor de farinha, nela acrescentava-se azeite e incenso, haviam ainda bolos ázimos de flor de farinha, amassados com azeite e coscorões ázimos untados com azeite. Nos sacrifícios de paz, era oferecido um gado perfeito, os rins os lombos, o fígado e a gordura eram tirados, o que restava era queimado sobre lenhas. "o cheiro suave que subia, era agradável ao senhor"(Levítico 3:4). Nos sacrifícios por sacrilégio, era oferecido um carneiro sem defeito do rebanho, conforme a sua estimação em ciclos de prata. Nos sacrifícios pelos pecados ocultos, o acusado deveria rasgar a cabeça de um pombo, com as próprias unhas. Sabe-se que Moisés na consagração de Arão e seus filhos, degolou um novilho, pegou de seu sangue, e pôs dele com o seu dedo sobre as pontas do altar e o purificou, queimou Moisés sua gordura, seu fígado e os dois rins sobre o altar. "nenhuma gordura de boi, nem de carneiro, nem de cabra comereis. Pode-se usar da gordura de corpo morto, e da gordura do dilacerado por feras, mas de nenhuma maneira a comereis" (Levítico 7:23-24).
Eram dados os hebreus a certos tipos de enigmas. No livro de Gênesis (30:37-39), lê-se que Jacó usa varas para que o rebanho de Labão produzisse cordeiros riscados, listrados ou malhados. No livro de Números (5:11-31), lê-se sobre um teste mágico feito para identificar uma adúltera, em que o sacerdote dava à suspeita uma porção para beber. Se a mulher fosse culpada, sua coxa se incharia. No novo testamento, segundo o evangelista Marcos (7:33-35), Jesus Cristo curou um homem surdo, colocando seus dedos no ouvido do mesmo; e curaria um cego tocando em seus olhos com barro e saliva. O apóstolo João (5:2-4), acreditava que o tanque de Betesda era acionado pela passagem de um anjo, e Paulo em I Coríntios (13:12), escreveu: "hoje vemos como que por um espelho confusamente, mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte, mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido".
Nascido no cativeiro, Josué tinha mais de 40 anos de idade quando o Êxodo aconteceu, servindo a Moisés desde a outorga dos Dez mandamentos no Sinai. Sua história vai de 1405 à 1380 a.C., e seu nome significa Jeová salva. "e sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou seus olhos e olhou, e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua, e chegou-se Josué à ele e disse-lhe: és tu dos nossos, ou dos nossos inimigos? E disse ele: não! Mas venho agora como príncipe do exército do senhor. Então Josué se prostrou com o rosto em terra e o adorou" (Livro de Josué 5:13-14). Após a morte de Moisés, Josué ficou incumbido de guiar os filhos de Israel à nação prometida; e teve Josué grandes dificuldades. "não te mandei eu? Esforça-te e tendes bom ânimo, não temas, nem te espantes, porque o senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares" (Josué 1:9). Nos tempos de Josué, tinham as guerras, carros com duas rodas, espadas, lanças, cavaleiros armados com arco e flecha, e homens que atiravam muito bem com funda, como narra o livro de Juízes (20:26): "entre todo este povo, haviam 700 homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda uma pedra em fio de cabelo e não erravam". O exército de Josué era muito bem postado, e estrategicamente superior aos outros, tanto que Josué venceu o rei de Jericó, o de Betel, o rei de Jerusalém, o de Hebron, o rei de Jarmute, o rei de Láquis, o rei de Eglom, o rei de Gezer, o de Debir, o rei de Hormá, o de Harade, o rei de Libna, o de Adulão, o rei de Tapua, o rei de Hefer, o de Hafeque, o rei de Lassarom, o rei de Madom, o de Acsafe, o rei de Megido, o de Quedes, o rei de Jocneão, o rei de Goiim e o rei de Tirza. "disse Josué: sol detém-te em Gibeom, e tu lua, no vale de Ajalom. E o sol se deteve e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos" (Josué 10:12-13). Sabe-se que na astronomia chinesa, um dia registrado por eles, foi maior do que todos até então. Na marcha sideral dos chineses, houve um dia em que o sol não se pôs.
Após Josué que falecera aos 110 anos de idade, o senhor levanta a Judá, este venceu os cananeus e perizeus, que juntos somavam 10 mil homens. Mas o rei Adoni-Bezeque fugiu, porém o capturaram e cortaram-lhe os dedos polegares das mãos e dos pés e fizeram isso a mais 70 reis, que não conseguiam nem "apanhar migalhas". Depois o exército de Judá tomou Jerusalém, "e feriram-na ao fio da espada, e puseram fogo na cidade" (Juízes 1:8).
O próximo libertador era Otniel, filho de Quenaz, este tomou a síria e o rei Cusã-Rizataim. Após isso, serviram os filhos de Israel a Eglom rei do moabitas, por 18 anos e depois aos midianitas por mais 7 anos.
Após Otniel, Eúde é levantado pelo senhor, era Eúde um homem canhoto e fez para si uma espada de dois fios, medindo um côvado, e a escondeu debaixo de suas vestes e levou-a de presente a Eglom, rei dos moabitas que era um homem gordo. "e numa sala de verão, Eúde tirou a espada de sobre a sua coxa direita e lhe cravou no ventre, de tal maneira que entrou até o cabo, e a gordura de Eglom vazou e saiu-lhe até o excremento" (Juízes 3:20-22). Após isso, ficaram os filhos de Israel, sob Jabim rei de Canaã, o capitão de seu exército era Sísera, que possuía 900 carros de ferro; ficaram escravizados os filhos de Israel por 20 anos.
Em seguida, enquanto Gideão malhava o trigo no lagar, o senhor aparece e lhe diz: "o senhor é contigo, homem valoroso. Vai nesta tua força e livrarás a Israel das mãos dos midianitas. Porventura não te enviei eu?" (livro de Juízes 6:12-14). No final da guerra com os midianitas, as cabeças dos príncipes Orebe e Zeebe, foram entregues nas mãos de Gideão. Depois Abimeleque que matou seus setenta irmãos numa pedra exceto Joatão, vence Gaal e os siquemitas; em torno de mil homens, foram queimados no monte Salmon, onde Abimeleque cortou uma árvore e com o seu tronco arrombou sozinho a fortaleza dos siquemitas. Uma mulher atinge Abimeleque com uma mó que lhe quebra o crânio, com vergonha de ser morto por uma mulher, pede a seu pajem de armas que lhe mate com uma espada no peito.
Os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos de Deus, e por isso foram entregues desta vez aos filisteus por 40 anos; para livrá-los Deus escolhe Sansão. "porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha, porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre, e ele começará a livrar a Israel das mãos dos filisteus" (Juízes 13:5). Foi Sansão e pegou 300 raposas, e tomando tochas, as virou cauda à cauda e lhes pôs uma tocha no meio de cada duas caudas. E tocou fogo às tochas, e largou-as nas searas dos filisteus, e assim abrasou a sega do trigo, as vinhas e os oliviais, e feriu-os com a espada nas pernas e cochas. E depois foi Sansão morar em uma fenda na rocha de Etã, mas os filisteus o acharam e o amarraram; porém o senhor poderosamente se apossou dele e as amarraduras se desfizeram das suas mãos, e achou uma queixada de um jumento e feriu com ela mil homens. Preso no templo dos filisteus, Sansão o derrubou com suas mãos e disse: "morra eu com os filisteus" (Juízes 16:30).
Por volta do século X a.C., Samuel que certa feita cortou em pedaços a Agague, rei dos amalequitas, é levantado por Deus. Sua influência não se encontrava em grandes feitos militares, em habilidade diplomática ou tino político, mas em integridade pessoal e lealdade a Deus. Precedente da tribo de Levi. Segundo o livro de reis (2:3-5), Samuel estabeleceu uma escola de profetas, e depois ungiu Saul e Davi. "e quando Samuel viu a Saul, o senhor lhe respondeu: eis aqui o homem de quem eu te falei. Este dominará sobre o meu povo" (I Samuel 9:17). Saul tomou uma junta de bois e cortou-os em pedaços, e os enviou a todos os termos de Israel, pelas mãos dos mensageiros dizendo: qualquer que não seguir a Saul e a Samuel, assim se fará aos seus bois. E Israel então juntou-se em número de 330 mil homens, e venceram os amonitas de Naás. Israelitas e filisteus se juntaram em uma guerra de 30 mil carros e seis mil cavaleiros, na dispersão, houveram homens que se esconderam em espinhais, cavernas, penhascos e até em covas.
Lê-se no livro de números(13:32-33), que os filhos de Israel, passaram por uma terra que consumia seus moradores, e todo o povo que havia nela, era de homens de grande estatura. Eram gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; esses viam os filhos de Israel como se fossem gafanhotos. No livro de Deuteronômio (2:10-11), lê-se: "os emins dantes habitaram nela, um povo grande e numeroso, e alto como os gigantes. Também estes foram considerados gigantes como os anaquins. Os moabitas os chamavam, emins". Em Deuteronômio (3:11) lê-se: "porque só Ogue, rei de Basã, restou dos gigantes, seu leito era de ferro. Tinha nove côvados de comprimento, e quatro côvados de largura". Sabe-se que na antiga babilônia, alguns homens mediam até 4 metros.
Era Davi ruivo e de aspecto gentil. Num certo dia, tomou o seu cajado, 5 seixos do ribeiro e sua funda, deixando de lado o capacete de bronze, a couraça e a espada como proteção, e foi em direção de um gigante filisteu, de nome Golias. Disse o gigante a Davi: "vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo". E Davi responde: "tu vens a mim com espadas, lanças e escudos, e eu irei a ti em nome do senhor dos exércitos". E Davi pôs a mão no seu alforje, tomou para sí uma pedra, e com a funda lhe atirou, cravando a pedra na testa de Golias, o matando. Depois com a espada do gigante já morto, Davi lhe cortou a cabeça.
Por inveja Saul começou a perseguir Davi, que foge para Aquis, rei de Gate; Aquis o achou louco. Em seguida Davi esconde-se na caverna de Adulão e depois vai para o deserto de Zife, onde é encontrado por Saul. Por duas vezes Davi poupa a vida de Saul. Na montanha de Gilboa, Saul e seus três filhos são encontrados estirados pelos filisteus. Teve Saul a cabeça cortada. Na cidade de Hebron, Davi se torna rei de todo o Israel. "somos teus ossos e tua carne" (II Samuel 5:1). A cabeça do filho de Saul, Isbosete, fora cortada e trazida para Davi. Com o resto do exército inimigo, Davi mandou que lhes cortassem os pés e as mãos de todos, e os pendurassem no tanque de Hebron. Davi derrotou os moabitas e os mediu com o cordel, fazendo-os deitar por terra. de Hadadazer, rei de Zobá, Davi tomou-lhe mil carros, 700 cavaleiros e 20 mil homens de pé. Tomou também seus escudos de ouro.
Davi era basicamente um homem de guerra e batalhas, levantado por Deus no tempo em que os filhos de Israel, precisavam mostrar para os outros que também sabiam combater. Diferentemente de Davi que teve até seus "valentes", Salomão era um homem de negócios, com mais tino político e escolhido por Deus, para ser o mais sábio entre os homens da terra. "e era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, izraíta, Emã e Calcol. E correu seu nome por todas as nações. Disse 3 mil provérbios e mil e cinco cânticos. Falou de árvores, de aves, répteis e peixes. Vinham todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão". (I reis 4:33-34).
Antes mesmo de na Grécia antiga florescer as ciências naturais com os filósofos Teofrasto, Anaxímenes e Demócrito, Salomão já falava sobre elas e compreendia muito bem ele o ciclo da natureza, como escreveu em seu Eclesiastes (1:4-7): "uma geração vai, outra geração vem, mas a terra para sempre permanece. Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu. O vento vai para o sul, e faz seu giro para o norte, continuamente vai girando o vento, e volta fazendo seus circuitos. Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche, ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr". Casado com a filha de um faraó, teve Salomão as maiores riquezas que um homem na terra poderia possuir. Taças de ouro, escudos de ouro (a prata naqueles tempos não tinha valor), um trono de marfim revestido de ouro; tinha 1.400 carros e 12 mil cavaleiros. Tinha Salomão até uma cidade somente para carros, a cidade dos carros. Reinou Salomão em Jerusalém por 40 anos.
Depois reinaram Roboão, que separou as tribos, Jeroboão, asa, que reinou sobre Judá, e foi um bom rei, removendo os ídolos que seus pais fizeram; Nadabe, filho de Jeroboão, que foi um mau rei, e Baasa, que reinou por 24 anos.
No tempo de Moisés junto aos argians, reinava Trôpas, seu último rei. Na Ática reinava Cécrops, foi o 12º rei, este afogado no mar vermelho. Entre os Assírios reinava Agatad. O 16º rei entre os sicionianos era Marate. No tempo de Salomão, entre os latinos reinava o 5º rei chamado Sylvius. Entre os lacedemônios, reinava Festus. Em Corinto, reinava o 2º rei chamado Oxion. Por essa época, os tebanos dominaram os egípcios, por 126 anos. Entre os Assírios reinava Eutrope, (com referência no historiador Pompônio Mella). Entre os atenienses reinava o 10º rei chamado Agasate. No tempo em que Amon reinava em Judá, quando o povo partiu em cativeiro para a babilônia, Argeu reinava sobre os macedônios. Gygés reinava sobre os lídios; Vafrés reinava sobre os egípcios; na babilônia, reinava Nabucodonosor; entre os romanos o 6º rei era Sérvius. Júlio César foi o primeiro imperador que obteve poder magnânimo sobre todo o império romano; o segundo foi Otávio, sobrinho de César, que chamavam Augusto. No 43º ano do reino de Augusto, nasce Jesus Cristo.
Por esses tempos, as guerras eram violentas e empreendiam espadas, facas, lanças, serras, arco e flecha, cavaleiros, carros de guerra e pedras. Os persas por exemplo, usavam couraças para se proteger, e capacetes com uma navalha na ponta; também usavam elefantes e zebras em seus exércitos.
No cerco de Samaria, feito por Ben-Hadade, a fome era tão grande, que uma cabeça de jumento valia 80 ciclos de prata. Cogitou-se até comer a cabeça dos próprios filhos, e comeram. No cerco de Jerusalém, o rei Zedequias é capturado pelos caldeus; tem os olhos arrancados, e foi levado cativo, preso a duas cadeias de bronze para a Babilônia. Conta-se no livro de II Samuel, que Joabe queria a cabeça de Sebá, filho de Bicri, do contrário Joabe destruiria aquela cidade do monte Efraim. Uma mulher na sua sabedoria, foi a todo povo, e cortaram a cabeça de Sebá, e a lançaram por cima do muro da cidade; Joabe tendo o que queria, tocou a buzina e suas tropas se retiraram.
Os últimos reis de Israel foram, Jeroboão II (782-753), Azarias (767-739), Zacarias e Selum (753-752), Manaém (752-741) que em Tapsa, rasgou pelo meio o ventre de todas as mulheres grávidas; Pecaia (741-740) seu reinado durou 2 anos até ser assassinado por Pecá, seu oficial, que depois se tornou rei de Israel(740-731); Joatão que fora um bom rei (739-733), Acaz que passou seu filho pelo fogo, e o último rei que foi Oséias (731-722).


Um comentário:

  1. Why Bet365 Has No Control In The US? | ULRione
    The most common type of bet365 바카라 사이트 is the bet365 “BET”. The bet365 kadangpintar “Bet” refers to the use of the bet365 website, งานออนไลน์ which is similar to an

    ResponderExcluir