terça-feira, 16 de outubro de 2012

PRIMÓRDIOS



PRIMÓRDIOS

 
 
 
 
 
 
“E não sedes conformados com este mundo, mas sedes transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (epístola aos Romanos, XII-II).
            Caim, Abel, Enoque, Irade, Meujael, Metusael, Lameque, Jabal, Jubal, Tubalcaim, Sete, Enos, Cainã, Maalalel, Jerede, Matusalém. Esses foram os primeiros homens da humanidade. Habitavam em tendas de estacas, como fôra o tabernáculo de Moisés, e como fez Abraão em Betel, armando suas tendas. Trabalhavam o cobre e o ferro, como fazia Tubalcaim. Usavam facas de pedra, como aquela que Josué usou para circuncidar os filhos de Israel; esses primeiros homens usavam roupas feitas de peles de animais, como se lê em Gênesis III-XXI: “e fez o senhor Deus a Adão e a sua mulher, túnicas de peles e os vestiu”. Usavam sandálias com sola de madeira ou couro. Os profetas usavam roupas feitas de peles de ovelhas ou cabritos, como se lê em Hebreus XI-XXXVII, e também de peles de camelo: “e este João tinha suas vestes de pêlo de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos”. (Mateus III-IV). E armas de arremesso, como a que Davi usou contra o gigante Golias; ainda como exemplo de armamentos, cita-se Adino o eznita, que se opôs a oitocentos, e os feriu de uma só vez, com um só golpe de espada; Eleazar que matou a vários filisteus, também com apenas uma espada; Abisai que matou trezentos homens, com apenas uma lança, e Benaia que também com uma lança matou a um leão, no meio de sua cova.
Naqueles tempos usavam-se carros de duas rodas, com uma lança presa no centro de cada roda, cavalos e escudos oblongos. Ben-Hadade, por exemplo, rei da Síria, juntou seu exército de cavalos de guerra e carros, e cercou a Samaria, na guerra contra Hadar-Ezer, rei de Zobar; Davi usou mil carros de duas rodas, puxados por cavalos, sete mil cavaleiros e vinte mil homens a pé; Eliada juntou com ele duzentos mil homens armados de arcos e escudos; Amazias juntou trezentos mil homens, e os armou com lanças e escudos; Uzias que reinou em Judá, tinha um exército de homens destros, que saíam em tropas, sob suas ordens estavam trezentos e sete mil e quinhentos homens, Uzias preparou para seu exército, escudos, couraças, capacetes, lanças, arcos e máquinas que arremessavam flechas e pedras de variados tamanhos. Sísera por exemplo, que reinava em Hazor, tinha novecentos carros de ferro, morreu com uma estaca cravada em sua fronte, enquanto dormia.
Os homens começaram a se multiplicar sobre a face da terra, a humanidade aos poucos foi se corrompendo com as concupiscências do mundo, e então o senhor a destruiu, desde as aves do céu, aos gigantes (Nefilins) que eram os heróis daqueles tempos, até ao mais simples réptil terrestre; poupando apenas a Noé, que achou graça aos olhos do senhor, e foi poupado gerando Sem, Cam e Jafé. Após o dilúvio que durou quarenta dias sobre a terra, Deus abençoou a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: “frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra”. De Adão a Noé são dez gerações: Adão, Set, Enos, Cainã, Malaleel, Jarede, Enoque, Matusalém, Lameque e Noé. Durante essas dez gerações passaram-se 2.242 anos.
“Creio em Deus, esta é uma palavra bela, louvável, mas reconhecê-lo onde e como se revela eis a verdadeira beatitude sobre a terra”. (W.Goethe). Estamos nos primórdios da civilização, esses eram os primeiros homens a andarem sobre a face da terra, descobrindo o meio que os cercava, e para alguns desses primeiros homens, o senhor mostrou sua face. Para Abraão disse o senhor: “sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei e far-te-ei uma grande nação, engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção, e abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem e em ti serão benditas todas as famílias da terra”; para Moisés o senhor apareceu numa chama de fogo, enquanto ele apascentava ovelhas e disse: “Moisés, Moisés”. “eis-me aqui”, respondeu ele, e disse mais: “eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus; para Isaque o senhor apareceu e disse: “peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei, porque a ti e a tua descendência darei toda estas terras, e confirmarei o juramento que fiz a Abraão teu pai”; para Elias o senhor fez com que os corvos o sustentassem no ar, e ao céu fôra elevado numa carruagem de fogo; Saulo de Tarso chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu, e uma voz lhe disse: “Saulo, Saulo, porque me persegues?” e ele disse: “quem és senhor?”, e disse o senhor: “eu sou Jesus a quem tu persegues, duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões”. E os homens que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. E Paulo levantou-se, e por três dias não enxergou, não comeu e nem bebeu.
Conta o historiador Tácito que os cristãos eram queimados vivos, e usados como tochas humanas pelos soldados romanos. Antíoco invadiu à Jerusalém com um poderoso exército de carroças, elefantes e cavalaria, fazendo grande matança de homens, deixando suas mulheres em prantos, em três dias foram mortos oitenta mil e feitos cativos quarenta mil. Lê-se no livro dos Macabeus que o rei irritado pelos seguidores do senhor não comerem carne de porco, eram açoitados com azorragues de couro e de nervos de boi, tiveram a língua, a pele da cabeça, mãos e pés, todos arrancados e torrados numa frigideira e panelas de cobre. Por volta de 52 d.C, Paulo no livro de Coríntios escreveu: “até esta presente hora, sofremos fome e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, e nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados e bendizemos, somos perseguidos e sofremos, somos blasfemados e rogamos. Até ao presente temos chegado a ser  como o lixo deste mundo, e como a escória de todos”. E às vezes reclamamos de um dia de chuva.


“Atira-te para fora de teu corpo, atravessa o tempo, torna-te eternidade, reconhece-te por imortal, por capaz de tudo conceber e tudo fazer, sê mais alto do que toda altura, mais profundo do que toda a profundeza, sê ao mesmo tempo, todas as partes do mundo, no céu, sobre a terra e no seio das águas, reúne num só braço todos os ciclos, todas as medidas, e todas as extensões, e poderás compreender o que é Deus”. (Hermes 1399-1257 a.C, filósofo egípcio).


“Deus é dia e noite, inverno e verão, guerra e paz, abundância e fome. Mas toma formas variadas, assim como o fogo, quando misturado com essências, toma o nome conforme o perfume de cada uma delas”. (Heráclito).

Nenhum comentário:

Postar um comentário