terça-feira, 16 de outubro de 2012

TERRA PLANA OU REDONDA?


Terra Plana Ou Redonda?




 
"Terra rotunda est". Escreveu Adam Wodeham em 1357, discípulo de Guilherme de Ockan.

 
Na antiguidade algumas escolas filosóficas acreditavam piamente numa terra plana, onde os navios prosseguindo em linha reta, cairiam em abismos profundos e infinitos. Os chineses que foram hábeis na arte militar, só foram discutir sobre uma terra esférica, à partir do século XVII, bem tarde para um povo considerado como um dos mais engenhosos da antiguidade. O poeta Bernard Shaw, no prefácio do livro " Saint Joan" escreveu: " o homem médio não consegue apresentar uma só razão, para pensar que a terra é redonda, limita-se a engolir essa teoria". 

 
Na idade média era considerado heresia entre os cristãos, afirmar que a terra era redonda; o filósofo Heráclito, por exemplo, afirmava que a terra não era plana nem redonda, mas com o formato de um pé. Carl Sagan, em seu livro "o mundo assombrado pelos demônios", afirmou que no século XXI, mais de 50% dos americanos, não sabiam que o sol circundava a terra, e que portanto esta, era esférica.


As primeiras hipóteses mais ou menos fundamentadas sobre a forma da terra, foram enunciadas pelos filósofos gregos Empédocles e Eratóstenes. Pitágoras fora um dos primeiros a enunciar que a terra era redonda, seu discípulo Filolau de Crotona, no século IV a.c, também chamou a atenção para uma terra redonda e afirmou ser ela iluminada por um "fogo central" (o sol);  Aristóteles e Platão afirmavam ter a terra, a forma de um círculo perfeito, ou seja, esférica; Cícero menciona-a como opinião, que atribui à Nicetas (Acad Quoest, IV, 39), filósofo pitagórico de Siracusa. No apogeu da civilização romana era ainda o "mundus" ou firmamento, que circulava, ficando a terra imóvel, mas com forma esférica: "Orbem Certe Dicimus Terrae, Globumque Verticibus Includi Fatemur" (Plínio Velho, hist.nat. II,64).

 
Heródoto, que estivera no Egito, escarnece daqueles que no seu tempo, afirmavam a redondeza da terra (hist.IV, 36, Vid, 42); os Caldeus, antes mesmo dos gregos, já afirmavam ser a terra redonda, por outra parte de um texto bíblico, ressumbra notícia da verdadeira forma do globo: " Ele é o que estende o pólo setentrional sobre o vasto, e o que suspende a terra sobre o nada" (Jó, XXVI,7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário