terça-feira, 16 de outubro de 2012

TEORIA DA TERRA OCA


TEORIA DA TERRA OCA








 
“A teoria sempre acaba, mais cedo ou mais tarde, assassinada pela experiência”. (Albert Einstein).

 
No final do século XVII, todos já estavam convencidos de que a terra era redonda, ainda mais com o advento das ideias de Copérnico sobre o heliocentrismo. Porém uma nova teoria surgiria nos arredores daquele mesmo século, essa teoria elucidava que a terra era oca.
 
 Edmund Halley foi um astrônomo e filósofo naturalista que viveu no final do século XVII, Halley era o astrônomo real da Inglaterra e em 1691 propôs à sociedade real britânica a teoria de que a terra era totalmente oca em seu interior, com várias esferas menores umas dentro das outras. Halley foi o primeiro a calcular a órbita de um cometa, e neste tratado provou que os cometas possuem órbitas elípticas em torno do sol, e que por isso, retornavam periodicamente. Ele preveu que o cometa de 1682 retornaria em dezembro de 1758, quando ele retornou, Halley já havia morrido. Halley notou que o campo magnético da terra estava variando lentamente, ele teorizou então, que a terra era constituída de uma espécie de casca com um núcleo, cada um com diferentes pólos, norte e sul magnéticos, e velocidade de rotação, o que explicaria as variações no campo magnético terrestre. Halley incluiu mais três núcleos internos, um dentro do outro, estes núcleos eram do tamanho de Marte, Vênus e Mercúrio. (hoje sabe-se que o núcleo interno da terra é de ferro fundido e está em permanente movimento convectivo, o que causa o campo magnético da terra). Halley imaginou que se Deus populou cada parte da superfície terrestre com seres vivos, ele fez o mesmo com os núcleos internos da terra, e como estes seres precisavam de luz para viver, a atmosfera interior deveria ser luminosa. Na aurora boreal de 1716, Halley afirmou que aqueles feixes de luz eram gases que saíam de dentro do planeta, disse o astrônomo: “é a matéria brilhante que cria a luz lá dentro”. Ele ligou o espetáculo da aurora boreal a um vazamento de gás dentro da terra oca.
 
No século XVIII, o suíço Leonard Euller rejeitou a noção de vários núcleos interiores, mais acreditava que existia um “sol interior”, que fornecia calor e luz para os habitantes tecnologicamente avançados do mundo subterrâneo, para Euller a terra seria aberta nos pólos, com o sol no centro, no interior da terra.
 
Em 1869, Cyrus Reed que tinha como profissão a de herbalista, disse ter tido uma visão, na qual uma mulher dizia a ele que nós estávamos vivendo dentro de uma terra oca, então começou ele a difundir essa idéia em panfletos e fundou um culto chamado “Koreshans”. (é o hebraico para Cyrus). Eles acreditavam numa terra invertida, disse Cyrus: “nós estamos dentro da terra e ela é oca”. Porém se a superfície terrestre fosse invertida, a superfície interna reproduziria todos os fenômenos físicos que nós observamos.
 
Outro defensor da teoria da terra oca foi John Cleves Symmes, (1780-1829). John era de uma importante família de Nova Jersey, tinha sido um herói de guerra, depois mudou-se para Nova Orleans, e foi lá que ele teve a idéia de que a terra era oca. Ele sugeriu que a terra não só era oca mais que havia grandes aberturas nos pólos que poderiam ser usados para entrar nesta terra oca, ele estava convencido de que lá dentro havia um paraíso intocado, ele esperava encontrar uma terra quente e fértil, cheia de vegetais, animais e até mesmo homens.
 
No início do século XIX, ninguém havia chegado aos pólos, a idéia de Symmes provocou o interesse dos Estados Unidos, que financiou uma expedição com o dinheiro público aos dois pólos, norte e sul, mais nenhuma abertura foi encontrada.
 
Sabemos que a terra é redonda e que estamos em seu exterior por causa da gravidade. Na idade média, as pessoas construíam igrejas e catedrais cada vez maiores e em determinado momento elas desmoronavam, era o efeito da gravidade, e a terra faria o mesmo, haveria uma região oca que por causa da gravidade se desmoronaria em si mesma. “Viagem ao centro da terra”, obra escrita por Júlio Verne em 1864, retrata essa teoria, a de que homens vivem dentro da terra e que ela é habitada por seres de todas as espécies inclusive dinossauros. No ano de 1851, houve na cidade de Londres uma feira mundial, onde foram apresentados dinossauros em seu tamanho real, em pleno século XIX, ninguém sabia direito o que eram os Gêiseres, as erosões, a atmosfera e nesse período de dúvidas e descobertas a obra de Verne é publicada, rompendo as fronteiras da realidade.
 
No ano de 1906, William Teed publica “the phanton poles”, no qual afirmava que nenhuma expedição jamais atingiu os pólos, simplesmente porque eles não existem, pois na realidade eles seriam as entradas para um “mundo interior”. Olaf Jensen era um marujo norueguês que foi morar em Glendale, Noruega. Perto de morrer aos 99 anos, ele revelou sua história para o escritor Willis George Emerson que a publicou em 1908 num livro chamado “the smoky god”, Jensen afirmou ter estado e vivido dentro da terra. Em 1913, Marshall B. Gardner, publica “Journey to the earthis interior”, neste livro ele refuta a teoria das esferas concêntricas, mas afirmava que existia um sol de 965 km (600 milhas), de diâmetro no interior da terra e as entradas se localizariam nos pólos.
 
Em 1940 Ray Palmer se juntou a Richard Shaver e juntos criaram “o mistério de Shaver”, uma lenda sobre o mundo interior e seus habitantes, tecnologicamente avançados. Palmer teria afirmado que chegou a viver com tais habitantes no mundo interior.

Durante a segunda guerra mundial, o aviador alemão Peter Bender, despertou a atenção do governo nazista com o Koreshantismo, Hitler chegou a acreditar na teoria da terra oca de Cyrus, e em 1942 enviou o Dr. Heinz Fisher em uma expedição à ilha báltica de Rugen a fim de fotografar a frota inglesa com câmeras de infravermelho através da terra oca. Raymond W. Bernard, esotérico e líder dos rosa cruzes, publicou em 1964 que estava em contato espiritual com Dalai Lama, e que aprendeu a teoria da relatividade com a “civilização do interior da terra”, antes mesmo de Einstein publicá-la, ele acreditava que os esquimós possuíam óvnis escondidos e que eles descendiam de um povo que vivia no interior da terra, acreditava que a terra era oca, com paredes de 1.300 km de espessura e que nos pólos existiam aberturas de 2.250 km com bordas que curvavam suavemente para dentro, de forma que um viajante por terra mar ou pelos ares, entraria dentro da abertura sem perceber que estaria entrando no interior da terra.
 
Alguns acreditam que óvnis estariam estacionados no interior terrestre, outros acreditam que robôs por lá vivem, e outros afirmam que Hitler possuía um portal que dava direto para a terra oca. É apenas uma teoria.

“os loucos abrem caminhos que mais tarde percorrem os sábios”. (Dossi, poeta italiano). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário